quinta-feira, 22 de maio de 2014

Plano de aula sobre números decimais

Plano de aula sobre números decimais

2.2.  Plano de Aula 

1-           IDENTIFICAÇÃO
Escola municipal Arsênio Heiss
Turma: 5º ano          Turno: Vespertino
Disciplina: Matemática
2- ASSUNTOS E CONTEÚDOS
- Números decimais ( leitura, representação, operação e uso social)
3-  OBJETIVO GERAL
·                    Introduzir o conceito de operações com números decimais.
·                     Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
·                     Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.

3.1 OBJETIVO ESPECIFICO
·                    Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
·                    Compreender como se faz a leitura e a escrita dos números decimais, a forma de representação dos números decimais, e a utilização do uso social dos números decimais.

4-           FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os números decimais são formados por uma parte inteira e outra fracionária ou somente pela parte fracionária, são números que indicam que não são um número inteiro, são números com vírgula. Alguns números decimais representam frações que possuem denominador igual a 10, 100, 1000, 10 000.
Os números decimais são utilizados em nosso dia – a – dia, em supermercados quando utilizamos kg, para pagar as compras em R$.  No sistema de numeração decimal, cada algarismo, da parte inteira ou decimal, ocupa uma posição ou ordem com as seguintes denominações: centenas, dezenas, unidades, décimos partes inteiras, centésimos, milésimos, décimos milésimos, centésimo milésimos, milionésimos, partes fracionárias.
            Para fazer a leitura do número decimal, de décimo quando houver uma casa decimal, centésimo quando houver duas casas decimais, milésimos quando houver três casas decimais, décimo de milésimo quando houver quatro casas decimais, centésimo de milésimo quando houver cinco casas decimais e assim sucessivamente.
             A leitura dos números decimais precisa ser feita da seguinte maneira, os números que estão do lado esquerdo da vírgula são números inteiros e os números que estão do lado direito são os números não inteiros, números fracionários, exemplo: 1,35 um inteiro e trinta e cinco centésimo.
            Para fazer a realização da adição com os números decimais, somasse os milésimos com milésimos, décimos com décimos e assim por diante e sempre colocando vírgula abaixo de vírgula. Na subtração de números decimais o procedimento é o mesmo, mas para realizar uma subtração que tem número inteiro pra subtrair de um número fracionário é preciso acrescentar o zero décimo e o zero centésimo, que não ira mudar o número, mas é necessário para efetuar a subtração.

5-           METODOLOGIA

            No primeiro momento a professora ira conceituar os números decimais e logo depois em uma discussão com a turma ir citando onde podemos encontrar esses números decimais.
            A professora levará para a sala de aula jornais e revistas para que possam procurar todos os tipos de números decimais para colar em seus cadernos.
            No segundo momento a professora explicará através do quadro valor lugar como se posiciona os números decimais para se fazer a leitura do mesmo. Depois da explicação deste quadro juntos iremos fazer a leitura de números decimais através de tentativas de acertos dos alunos.
Em um terceiro momentos, depois de se aprender como se faz a leitura dos números decimais será introduzido à forma de escrita desses números ainda utilizando o quadro valo lugar para conseguir se localizar melhor.
E por último será explicado às operações decimais adição e subtração.
Depois de todas as explicações será feito exercícios para o treinamento dos conteúdos.

Atividades
1)           Escreva por extenso os números decimais abaixo:
a)           2,55
b)           0,89
c)            3,001
d)           54,05
e)           0.,03
f)             0,5
g)           0,62
h)           7,23
i)             90,5
j)             1,1

2)           Represente os números decimais no quadro
0,438
0,7
38,245
0,260
1,057
0,03
0,013
1,03
4,32
5,306
1,9
13,06
4,5

                               Parte inteira                                               Parte decimal
Centena
Dezena
Unidade
     ,
Décimos
Centésimos
Milésimos




























































































3)           Arme e efetue:
a)           5,45 + 2,31=
b)           0,907 + 0,08=
c)            0,98 + 1,49 =
d)           6,35 + 5,6 =
e)           519,7 + 46,2 =
f)             5,945 + 15,606 =
g)           0,009 + 3,670 =
h)           1,94 + 0,368 =
i)             3 – 2,45 =
j)             2,1 – 3,3 =
k)            426,2 – 3,26 =
l)             23,1 – 42,3 =

6-           RECURSOS DIDÁTICOS

- Jornais
- Revistas

7-           AVALIAÇÃO

A avaliação é continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção, envolvimento da criança e desempenho da atividade proposta pelo professor.
Observar se os alunos tiveram compreensão dos números decimais.

8-           REFERÊNCIAS

Uso de referência e documento eletrônico. Disponível em http://www.somatematica.com.br/fundam/decimais/decimais3.php

Uso de referência e documento eletrônico. Disponível em http://www.matematicamuitofacil.com/decimais.html

Uso de referência e documento eletrônico. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

IMENES, Luiz Marcio Pereira. Matemática. 1° Edição. São Paulo: Scipione, 1997, volume 4.


AMOP, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, 2007. Currículo Básico: Para a Escola Publica Municipal. Educação Infantil e Ensino Médio (Anos Iniciais) 3 ED. Cascavel. 

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