2.2. Plano
de Aula
1-
IDENTIFICAÇÃO
Escola
municipal Arsênio Heiss
Turma:
5º ano Turno: Vespertino
Disciplina:
Matemática
2-
ASSUNTOS E CONTEÚDOS
- Números decimais (
leitura, representação, operação e uso social)
3- OBJETIVO GERAL
·
Introduzir o conceito de operações com números decimais.
·
Explorar situações problema, que envolvam
números decimais.
·
Levar os alunos a identificarem, discutirem e
compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em
situações do cotidiano.
3.1
OBJETIVO ESPECIFICO
·
Ampliar o conhecimento das quatro operações
(adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
·
Compreender como se faz a leitura e a escrita dos
números decimais, a forma de representação dos números decimais, e a utilização
do uso social dos números decimais.
4-
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Os
números decimais são formados por uma parte inteira e outra fracionária ou
somente pela parte fracionária, são números que indicam que não são um número
inteiro, são números com vírgula. Alguns números
decimais representam frações que possuem denominador igual a 10, 100, 1000, 10
000.
Os números decimais são utilizados em nosso dia – a – dia, em
supermercados quando utilizamos kg, para pagar as compras em R$. No
sistema de numeração decimal, cada algarismo, da parte inteira ou decimal,
ocupa uma posição ou ordem com as seguintes denominações: centenas, dezenas,
unidades, décimos partes inteiras, centésimos, milésimos, décimos milésimos,
centésimo milésimos, milionésimos, partes fracionárias.
Para
fazer a leitura do número decimal, de décimo quando houver uma casa decimal,
centésimo quando houver duas casas decimais, milésimos quando houver três casas
decimais, décimo de milésimo quando houver quatro casas decimais, centésimo de
milésimo quando houver cinco casas decimais e assim sucessivamente.
A leitura dos números decimais precisa ser
feita da seguinte maneira, os números que estão do lado esquerdo da vírgula são
números inteiros e os números que estão do lado direito são os números não
inteiros, números fracionários, exemplo: 1,35 um inteiro e trinta e cinco
centésimo.
Para
fazer a realização da adição com os números decimais, somasse os milésimos com
milésimos, décimos com décimos e assim por diante e sempre colocando vírgula
abaixo de vírgula. Na subtração de números decimais o procedimento é o mesmo,
mas para realizar uma subtração que tem número inteiro pra subtrair de um número
fracionário é preciso acrescentar o zero décimo e o zero centésimo, que não ira
mudar o número, mas é necessário para efetuar a subtração.
5-
METODOLOGIA
No
primeiro momento a professora ira conceituar os números decimais e logo depois
em uma discussão com a turma ir citando onde podemos encontrar esses números
decimais.
A
professora levará para a sala de aula jornais e revistas para que possam
procurar todos os tipos de números decimais para colar em seus cadernos.
No
segundo momento a professora explicará através do quadro valor lugar como se
posiciona os números decimais para se fazer a leitura do mesmo. Depois da
explicação deste quadro juntos iremos fazer a leitura de números decimais
através de tentativas de acertos dos alunos.
Em um
terceiro momentos, depois de se aprender como se faz a leitura dos números
decimais será introduzido à forma de escrita desses números ainda utilizando o
quadro valo lugar para conseguir se localizar melhor.
E por
último será explicado às operações decimais adição e subtração.
Depois de
todas as explicações será feito exercícios para o treinamento dos conteúdos.
Atividades
1)
Escreva por extenso os números decimais abaixo:
a)
2,55
b)
0,89
c)
3,001
d)
54,05
e)
0.,03
f)
0,5
g)
0,62
h)
7,23
i)
90,5
j)
1,1
2)
Represente os números decimais no quadro
0,438
0,7
38,245
0,260
1,057
0,03
0,013
1,03
4,32
5,306
1,9
13,06
4,5
Parte inteira
Parte decimal
Centena
|
Dezena
|
Unidade
|
,
|
Décimos
|
Centésimos
|
Milésimos
|
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3)
Arme e efetue:
a)
5,45 + 2,31=
b)
0,907 + 0,08=
c)
0,98 + 1,49 =
d)
6,35 + 5,6 =
e)
519,7 + 46,2 =
f)
5,945 + 15,606 =
g)
0,009 + 3,670 =
h)
1,94 + 0,368 =
i)
3 – 2,45 =
j)
2,1 – 3,3 =
k)
426,2 – 3,26 =
l)
23,1 – 42,3 =
6-
RECURSOS
DIDÁTICOS
- Jornais
- Revistas
7-
AVALIAÇÃO
A avaliação é
continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção, envolvimento da
criança e desempenho da atividade proposta pelo professor.
Observar se os alunos
tiveram compreensão dos números decimais.
8-
REFERÊNCIAS
Uso de referência e
documento eletrônico. Disponível em http://www.somatematica.com.br/fundam/decimais/decimais3.php
Uso de referência e documento eletrônico. Disponível em http://www.matematicamuitofacil.com/decimais.html
Uso de referência e documento eletrônico. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf
IMENES, Luiz Marcio
Pereira. Matemática. 1° Edição. São
Paulo: Scipione, 1997, volume 4.
AMOP, Associação dos
Municípios do Oeste do Paraná, 2007. Currículo
Básico: Para a Escola Publica Municipal. Educação Infantil e Ensino Médio (Anos
Iniciais) 3 ED. Cascavel.
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